top of page

Dia do Trabalhador e o sindicato

2/5/2025 - A cada 1º de maio é o Dia do Trabalho. Essa designação foi uma apropriação do capital, porque na origem, a comemoração nasceu como o Dia do Trabalhador. Todo dia é Dia do Trabalhador e dia de luta sindical.

A importância da atuação sindical, já apontada pelo Movimento Volta pra Luta, é fundamental para a valorização do trabalhador, garantia de direitos, proteção à exploração e manutenção da qualidade de vida. Em um contexto no qual o capital mantém o controle da sociedade, a força econômica desse é muito mais forte que a da massa. E é por meio de um Estado de Direito, que leis são capazes de equilibrar essas forças e somente a união da massa é capaz de fomentar a lei.

O dia que se comemora o trabalho é um dia que deveria ser utilizado para o fim político de fortalecimento do trabalhador. Trabalhador que também é o Analista-Tributário, qualquer membro da Carreira Tributária e Aduaneira, e qualquer servidor público do país. São esses todos assalariados e vendem a força de seu trabalho.

E não só isso, comemorar em um dia, mas manter a constância na luta em todos os dias do ano, de forma a reconhecer sua posição de trabalhador e ter a consciência de que dispõe de uma organização, chamada sindicato, que deve estar atenta a se posicionar contra as forças que, se não controladas, o subjugam. Sindicato que deve ter a sutileza de como e quando melhor o fazer.

O dizer comum que hoje o sindicalismo é outro, não pode ser acatado de forma a esquecer que a união faz a força, que o sindicalismo nasceu sob protestos que resultaram em sangue e morte, mas que hoje, em uma situação organizada que melhor aceita o sindicalismo, o modelo de exigir e se manifestar é tão importante quanto ontem.

Que o patrão não é amigo do trabalhador e que existe um sistema normativo que os divide. O equilíbrio dessa divisão somente é garantido por meio de um sindicalismo forte, que passa inclusive pela união entre os vários representantes dos vários cargos do serviço público.

Historicamente

Em 1886, durante uma greve em Chicago/EU, trabalhadores protestavam por melhores condições de trabalho, fato que resultou na morte de manifestantes no local e no enforcamento de líderes sindicais. Durante a Internacional Socialista de 1889, foi decidido essa data como o dia de luta da classe trabalhadora. Quando adotada no Brasil, em 1891, já veio com a ideia de comemorar o trabalho e não em defesa do trabalhador ou da luta da classe trabalhadora. No primeiro Governo Vargas, o dia passou para O Dia do Trabalho.

A cada 1º de maio se comemora O Dia do Trabalho. Mas, como normalmente acontece, essa designação foi uma apropriação do capital. Porque na origem, a comemoração nasceu como O Dia do Trabalhador e os fatos que ensejaram a comemoração deste dia tem fundamento na luta sindical.

luta.mulher.preto.e.branco.2.jpg
bottom of page